Os 18 carros que dão menos dor de cabeça aos seus donos




Características referentes aos veículos que fizeram parte da pesquisa:
34,2 % circulam em São Paulo
86,4 % circulam em áreas urbanas
54,2 % dos motoristas têm entre 35 e 55 anos
67,7 % rodam apenas com gasolina
37,0 % rodam entre 11 e 50 quilômetros por dia
52,6 % foram comprados como seminovos ou de segunda mão
54,3 foram adquiridos em concessionárias


"62 % dos motoristas que responderam à pesquisa disseram não confiar em determinada marca ou montadora, motivo pelo qual resolveram mudar o modelo e marca de seus veículos."
Acessórios e segurança
Entre os acessórios mais utilizados nos veículos que fizeram parte da pesquisa, o alarme foi o item mais recorrente, instalados em 70,5% dos automóveis, demonstrando a insegurança e medo com relação a roubos, principalmente em grandes cidades.
Depois do alarme, o item mais solicitado é o vidro elétrico, seguido pelo ar-condicionado e direção hidráulica, presente em mais da metade dos veículos.
Bem diferente do que acontece na Europa, onde a mesma pesquisa realizada na França, Bélgica, Espanha e Itália constatou que 95% dos veículos possuem airbag e mais de 80% freio ABS, itens que aparecem somente em 20% dos veículos que fizeram parte da pesquisa no Brasil.


Pelo fato de acreditar que a segurança não deve ser opcional, desde 2006, a PRO TESTE iniciou uma campanha para estimular as marcas e montadoras a fabricar apenas carros com itens como: encosto de cabeça ajustável para todos os ocupantes; airbag duplo para motorista e passageiro; cintos de segurança com pré-tensionadores e retratáveis para todos os passageiros, além de sinal sonoro alertando caso não esteja utilizando o cinto e vidros não-estilhaçáveis. O principal objetivo desta campanha realizada pela PRO TESTE é ajudar a diminuir as vítimas fatais em acidentes de trânsito, que no Brasil possuem níveis muito elevados.