Os 18 carros que dão menos dor de cabeça aos seus donos




Seguindo os exemplos de associações Europeias e dos Estados Unidos, a PRO TESTE resolveu realizar uma pesquisa de confiabilidade dos automóveis. Os dados estatísticos foram obtidos através de um questionário respondido por 3.027 associados


carros

Um detalhe que todos deveriam dar mais atenção antes de comprar um carro são os gastos referentes à sua manutenção, que geralmente envolvem visitas ao mecânico. Assim como alguns veículos têm um bom desempenho e raramente visitam as oficinas, outros, ao contrário, dão muita dor de cabeça aos seus donos.
Seguindo os exemplos de associações Europeias e dos Estados Unidos, a PRO TESTE resolveu realizar uma pesquisa de confiabilidade dos automóveis. Os dados estatísticos foram obtidos através de um questionário respondido por 3.027 associados. Os resultados foram separados conforme o fabricante, ano de fabricação e modelo dos veículos.
Na apresentação, os carros foram divididos em dois grupos: antes e a partir 2002, visto que carros mais antigos têm uma tendência maior em apresentar problemas.
Não foi levado em conta fatores como visitas periódicas para revisão ou problemas decorrentes de acidentes.
Problemas que impedem o veículo de circular e afetam a segurança do motorista ou de passageiros foram mais destacados que defeitos simples, como problema com o ar condicionado. Note que nem todos os modelos registrados na pesquisa atingiram respostas suficientes para obter dados estatísticos.


Tipos de veículos que participaram da pesquisa:
1. Sedan - 38,3 %
2. Hatch - 30,3 %
3. Station Wagon (SW) 6,2 %
4. Utilitário esportivo - 5,8 %
5. Pick-up - 4,6 %
6. Minivan - 4,3 %


7. Esportivo - 3,8 %
8. Van - 1,0 %